top of page

Como te tornares numa pessoa mais saudável

Atualizado: 15 de dez. de 2020

Hábitos que podes implementar na tua rotina e que te vão ajudar a tornares-te numa pessoa mais forte e saudável.


Entrei no mundo do fitness há mais ou menos 7 anos. Na altura tinha 15 anos e entrei com a minha prima no ginásio. No início foi só por diversão, mas confesso que nunca me senti 100% bem no meu corpo, por isso no fundo queria também mudar isso. Nunca liguei muito ao fitness, em especial à alimentação, mas em 2016 tudo mudou.


Era um belo sábado de julho e estava a fazer scroll pelo Youtube quando me deparei por um vídeo de umas panquecas saudáveis. O canal era da Prozis, mas eu estava mais interessada no rapaz que estava a falar porque era um comunicador nato e super engraçado. Descobri que essa pessoa tinha também um canal no Youtube e que era nada mais nada menos do que o Bruno Salgueiro, do canal Dicas do Salgueiro. Ele conseguiu cativar-me tanto que hoje em dia costumo dizer que o Salgueiro mudou a minha vida, porque essa é a verdade. Mudou a forma como olho para a alimentação e também como eu treino.


Com ele aprendi várias coisas que posso fazer para ser uma pessoa mais saudável, e neste post trago 5 coisas que vocês podem também fazer para vos ajudar a o serem também.



1. Meal Prep



Sou uma grande fã de meal prep ou de food prep. Quando andava a estudar, ou agora que estou a trabalhar, gostava de tirar 1 ou 2 horas do meu domingo para preparar refeições para a semana. Não sou daquelas pessoas que deixa já a comida divididas nos tupperwares certos para cada dia da semana. Isso chama-se meal prep. Aquilo que faço é a chamada food prep.


Isto significa que deixo algumas coisas feitas de avanço e depois no dia não preciso de ter tanto trabalho para preparar uma refeição completa. Aquilo que tenho sempre à mão é sopa, que como todos os dias ao jantar, legumes, que costumam ser brócolos, uma fonte de hidratos de carbono e outra de proteína. Costumo grelhar muitas vezes peixe ao domingo para comer à segunda e à terça-feira e sempre que cozinho faço sempre a mais para dar para outra refeição.


Ao fazer isto, é muito mais fácil ter opções saudáveis para comer quando não temos ideias ou muito tempo porque, vamos ser honestos, ninguém tem paciência para passar horas na cozinha depois de um dia longo de trabalho.



2. Variar na alimentação



Há uns tempos comecei a cansar-me das refeições que andava a fazer. Não por não gostar da comida, mas sim por andar sempre a comer o mesmo. Havia uma altura em que o meu jantar ao domingo era sempre sopa com pescada cozinha, e por isso agora só de pensar em pescada perco o apetite.


A culpa disto acho que se deveu ao medo que eu tinha dos refogados e dos estufados. No meu entender, para comer bem e saudável só podia comer carne ou peixe grelhados com legumes e arroz. Não era de todo uma relação muito saudável com a comida, admito. Contudo, tenho vindo a trabalhar para mudar este pensamento, o que não é nada fácil depois de tanto tempo a pensar assim, e hoje em dia já vario muito mais no tipo de alimentos que eu como. Gosto de experimentar novos alimentos, sabores e maneiras de confeção e ando a adorar comer cada vez mais pratos vegetarianos.


3. Beber mais água



Quando decidi mudar de hábitos alimentares, isto foi umas das primeiras coisas que mudei. Para mim não foi difícil, e atualmente consigo beber 1.5/2 litros de água por dia sem problema, mas sei que nem todas as pessoas são assim.


Contudo, há uns truques que podem fazer para garantir que cumprem com o consumo de água recomendado por dia. O primeiro é utilizarem uma app que vos dá alarmes para se lembrarem de beber água. Outro truque que podem fazer é definirem uma quantidade de água que querem beber por dia, por exemplo, 7 copos de água ou uma garrafa inteira, e quando chegarem ao fim do dia têm de ter bebido aquilo a que se comprometeram.


Como nunca tive dificuldades para beber água nunca usei alarmes, mas gosto de fazer algumas coisas para garantir que o estou a fazer. Todos os dias de manhã, em jejum, bebo um copo de água com limão e gengibre. Não! Beber água com limão em jejum não ajuda a emagrecer, pelo menos não há nenhum estudo científico que comprove isso. Eu faço-o porque já se tornou parte da minha rotina. Outra coisa que também adoro fazer é tomar chás, principalmente agora que já estamos nos meses mais frios. Bebo sempre um chá de manhã e outro à tarde e assim consigo manter-me hidratada enquanto aproveito os benefícios medicinais do chá.


4. Fazer alguma coisa para definir o tom do dia



Com isto quero dizer para fazerem alguma coisa que ligue o vosso “interruptor” de quererem ser saudáveis. Para mim isto acontece ao fazer 10 minutos de yoga todos os dias de manhã mal eu acordo, ou então ao beber a minha água com limão e gengibre em jejum. São aqueles pequenos gestos que nos fazem sentir bem e saudáveis dando-nos assim vontade de querer continuar assim durante o nosso dia. Se começares o dia a fazer más escolhas, como por exemplo tomar um mau pequeno almoço, é provável que tenhas vontade de continuar a fazer isso ao longo do dia.


5. Tomar um bom pequeno almoço



Tal como disse anteriormente, a maneira como começam o vosso dia é muito importante e vai ditar o decorrer das vossas atividades. Ao tomarem um bom pequeno almoço, vão conseguir controlar os níveis de açúcar no vosso sangue, fazendo com que fiquem mais saciados e sem aquela vontade de querer devorar tudo aquilo que aparece à vossa frente.



Estes são alguns passos que eu faço todos os dias para me manter saudável. Cada um tem a sua interpretação do que é ser fit e saudável, mas para mim é fazer de tudo para se estar bem fisicamente e psicologicamente. É encarar o fitness como uma jornada de altos e baixos; é desenvolver uma boa relação com a comida e não nos culpabilizarmos por estar a gostar daquilo que comemos; mas acima de tudo é tratarmos bem o nosso corpo para um dia, se precisarmos, ele retribuir esse favor.


Beijos,

Mariana Silva

Comments


bottom of page