top of page

Erros de skincare que provavelmente estás a cometer

Neste post trago algumas coisas que poderão estar a fazer na vossa rotina que seja prejudicial para a saúde da vossa pele.



Gosto de cuidar da minha pele! Não sei se se deve ao facto de sempre ter tido acne, e bastantes cicatrizes devido a isso, ou simplesmente por ser muito vaidosa. A verdade é que, mais recentemente, comecei a pesquisar bastante e a consumir muito conteúdo à volta deste tema.


Umas das lições mais importantes que aprendi é que por melhores produtos nós usemos, eles não vão surtir efeito se continuarmos a cometer os mesmos erros de sempre.


Como estou aqui para vos ajudar, selecionei 5 erros que provavelmente estão a cometer na vossa rotina. Eu sei que não são intencionais, caso contrário não os estariam a fazer, mas é importante que comecemos a eliminá-los do nosso dia a dia.


1. Usar produtos que não sejam para o vosso tipo de pele



Sempre tive pele oleosa com tendência acneica, por isso sempre assumi que era assim que a minha pele iria estar todos os dias. Mas não é verdade. Se vocês não sabem qual é o vosso tipo de pele, eu descobri um truque que um dermatologista que eu sigo deu, que é lavarem a cara e não meterem nenhum creme a seguir. Passado uma hora avaliem como a vossa pele está. Oleosa, seca, oleosa só na testa e no nariz? Aquilo que vocês sentirem vai determinar o vosso tipo de pele.


Contudo, isto pode mudar e a vossa pele pode estar diferente um dia ou outro. Por exemplo, no inverno sinto a minha pele muito mais seca do que no verão, por isso aquilo que eu faço é usar um creme para pele seca à noite, para hidratar bem a minha pele, e durante o dia opto por um creme para pele combinada/mista, para equilibrar os níveis de hidratação nas diferentes zonas do meu rosto. Já no verão opto por colocar um gel para ser absorvido mais rapidamente, evitando oleosidade.


2. Não usar protetor solar



O protetor solar é o passo mais importante de qualquer rotina de skincare! Nenhuma fica completa sem ele. Eu sei que às vezes a sensação de colocar protetor solar não é a melhor porque muitos deles são extremamente gordurosos. O meu conselho é terem paciência e ir experimentando vários até encontrarem um que se adeque ao vosso tipo de pele, mas principalmente, um que vocês gostem de usar, para que nunca sintam a vontade de saltar este passo.


3. Usar exfoliantes



Quando era adolescente tinha algum acne considerável e, apesar de já ter passado essa idade, atualmente o mesmo acontece. Nesta altura, pensava que tinha de exfoliar a minha pele para eliminar todas as células mortas e para assim a minha acne desaparecer. Comprava aqueles exfoliantes, que normalmente eram de fruta, e esfregava a minha cara com uma força bruta. Hoje em dia, ao pensar nisto até meto as mãos à cabeça, como quem diz, “mas o que é que tu estavas a fazer, rapariga!?”. Se vocês continuam a usar exfoliantes físicos, por favor deixem já de o fazer.


Os exfoliantes podem danificar muito a pele trazendo consequências como sensibilidade e irritação. Em vez de exfoliantes físicos agora uso exfoliantes químicos, pois conseguem penetrar profundamente na pele, mas de uma maneira mais suave e menos invasora.

O meu ingrediente preferido para exfoliar é o ácido salicílico porque é o mais recomendado pelos especialistas para pele acneica. Este ingrediente vai deixar a pele mais iluminada enquanto ajuda a combater alguns problemas como espinhas, pontos negros e até rugas.


4. Não usar creme hidratante



Há uma certa tendência das pessoas com pele oleosa para pensarem que não precisam de usar creme hidratante porque afinal a pele delas já tem hidratação a mais. Errado! Na maioria dos casos, especialmente nas pessoas que não hidratam a pele, a oleosidade deve-se ao facto de a pele estar seca, e daí sentir a necessidade de produzir mais óleo. Ao usarmos creme hidrante estamos a garantir que estamos a dar à nossa pele o equilíbrio que ela precisa de ter ao longo do dia e da noite.


5. Usar alimentos como cremes/tratamentos



Sempre ouvi dizer que havia certos alimentos que podiam ajudar a secar as borbulhas, por isso lembro-me de abrir um limão ao meio e de esfregar literalmente por toda a minha cara, ou então de passar pasta de dentes em cima de uma borbulha à espera que ela milagrosamente secasse. E sabem o pior? No ano passado alguém decidiu dizer-me que se exfoliasse a pele com açúcar e mel, que ia ajudar bastante a minha acne. Desesperada, lembro-me de esfregar a minha cara com tanta força com aquela mistura, que foi um milagre eu não ter sangrado ou ter feito alguma ferida. Mal eu sabia o mal que andava a fazer a mim mesma.


Ao usarmos alimentos ou produtos, como a pasta de dentes, que não são feitos com o propósito de serem postos no rosto, não conseguimos controlar a qualidade dos ingredientes nem a quantidade dos mesmos que estamos a usar. Os produtos feitos em laboratório são cuidadosamente pensados por especialistas que sabem muito mais do que algum de nós, por isso tenho plena confiança nos produtos que estão há venda, lendo sempre a lista de ingredientes antes de comprar algum, claro.



Espero que estes conselhos tenham sido úteis para vocês. Honestamente existe mais coisas que poderiam ser acrescentadas a esta lista, mas quem sabe isso não fica para um próximo post.


O importante é absorver esta informação e começar a agir para termos uma pele cada vez mais bonita e saudável.


Beijos,

Mariana

Comments


bottom of page