Não há mais tempo a perder! Temos todos de agir já para minimizar e atenuar os efeitos das alterações climáticas. Acredito vivamente que isto pode ser feito com pequenos gestos no nosso dia a dia, porque a união faz a força.
Acho que todos já percebemos que o planeta precisa da nossa ajuda. Estou a contar em estar viva por muitos mais anos e gostava que o meu tempo no nosso planeta fosse vivido da melhor maneira. Isto significa sem temperaturas extremamente elevadas no verão e sem fenómenos naturais que causem destruição e perdas massivas. Gostava de puder respirar na rua normalmente sem usar uma máscara por causa da poluição, como de facto já acontece em alguns países.
Mas o que é que eu posso fazer, Mariana? Devem-se estar a perguntar. Eu acredito verdadeiramente que com pequenos gestos nós podemos fazer a diferença. Se pensarmos bem, se todos os portugueses trocassem a sua escova de dentes normal por uma de bamboo, de repente seriam menos 10 milhões de escovas de plástico a serem utilizadas. Se todos fizermos a nossa parte, por mais pequena que seja, já estamos a contribuir para que as coisas melhorem mais um bocado.
Eu também já adotei um conjunto de medidas para o meu dia a dia para me ajudarem a ser mais amiga do ambiente e partilho tudo convosco neste post.
1. Palhinhas
Como bebo água com limão todos os dias esta foi das primeiras trocas que fiz, caso contrário estaria a fazer imenso lixo e a gastar muito dinheiro. Agora uso uma palhinha de aço que lavo a seguir de a usar, tornando esta opção mais higiénica.
2. Pasta de dentes / escova de dentes
Outra troca que fiz mais recentemente foi com a minha higiene oral. Comecei a usar uma escova de dentes de bamboo e uma pasta de dentes que vem num frasco de vidro ao invés de uma embalagem de plástico. A vantagem de usar uma escova feita de bamboo é que esta é feita com materiais mais ecológicos comparadas com as escovas tradicionais.
Em relação à pasta dos dentes posso dizer que, para além de ser uma escolha mais sustentável, é também mais duradoura visto que já estou a usar há três meses, e ainda não gastei metade da embalagem.
3. Anda mais a pé e menos de carro
Sou muito apologista desta atitude. Sou aquela pessoa que não se importa de estacionar o carro um bocado mais longe e de fazer todas as suas tarefas a pé. Adoro fazer isto ainda mais agora que estou em casa e que raramente saio, por isso quando isso acontece, eu aproveito para me mexer um bocado mais enquanto poupo a mãe natureza.
4. Não uses sacos de plástico
Isto é muito fácil de fazer porque atualmente já há muitos supermercados que têm à venda sacos reutilizáveis ao pé da zona das frutas e dos legumes. Já não há desculpas mesmo quando se esquecem dos vossos sacos em casa. E como a procura começou a aumentar, eles agora estão muito mais acessíveis do que eram no início.
5. Compra a granel
Um dos problemas de se morar numa cidade pequena é que as tendências demoram, de maneira geral, algum tempo a chegar. Mas felizmente, mais vale tarde do que nunca!
No ano passado abriu na minha cidade uma loja com produtos a granel e sustentáveis. Gosto imenso desta loja e faço lá muitas compras porque não só é mais ecológico, como também é mais barato. Ao comprar a granel conseguimos evitar as embalagens de plástico onde a maioria dos produtos alimentares vêm, e também temos a oportunidade de comprar a quantidade exata de que precisamos, evitando assim o desperdício alimentar. Ajudar o planeta e poupar dinheiro! Dois grandes bónus.
6. Usa a tua própria garrafa de água
Trazer uma garrafa comigo foi sempre uma coisa que fiz, principalmente quando mudei o meu estilo de vida. Honestamente, nunca pensei muito neste assunto, até que arranjei, no verão do ano passado, um emprego numa loja, e como a minha patroa só gostava de água fresca, ela comprava umas cinco garrafas de água por dia. E sabem a pior parte? Ela nunca terminava nenhuma! A garrafa podia estar quase cheia, mas se a água já não estivesse gelada, ela deitava-a fora e comprava outra. Conseguem imaginar a quantidade de lixo que ela produz? Por favor, não sejam como ela e usem a vossa própria garrafa.
7. Reduz as tuas compras na fast fashion
Este é daqueles casos em que tenho de dizer olha para o que digo e não para o que faço. Com isto não quero dizer que ando a comprar roupa de lojas de fast fashion sem ter qualquer tipo de filtro. Não é isto!
O meu consumo de roupa está muito mais controlado, e agora só compro mesmo o que estou a precisar e não porque está em saldos ou é uma peça bonita. Contudo, sempre que faço uma compra gostava que fosse de marcas sustentáveis e portuguesas, mas infelizmente não consigo suportar os custos disso visto que ainda não sou financeiramente independente. Quando começar a ter um salário fixo, sem sombra de dúvidas, que é algo que quero mudar.
Por outro lado, como sou muito esquisita, é raro encontrar roupa que gosto em marcas pequenas, porque para serem mais sustentáveis não podem ter coleções muito grandes e por isso a escolha fica muito reduzida.
Porém, existe uma alternativa económica à fast fashion que é comprar roupa em segunda mão. Eu nunca fiz isto mas poderá ser uma alternativa a considerar no futuro.
8. Comer menos carne
Este tópico é provavelmente o mais importante desta lista por dois motivos. O primeiro, é que já é bem sabido que a indústria pecuária é uma das mais poluentes. Não só devido aos gases que o gado solta, mas também por causa da quantidade de água que é necessária para criar uma cabeça de gado. E a isto junta-se o problema da desflorestação muito falado aquando dos incêndios na floresta Amazónica. O consumo de carne foi aumentando ao longo dos últimos anos, e para fazer face às exigências do mercado, os produtores precisam de criar mais gado e, consequentemente, precisam de mais espaço para o poderem fazer, levando muitas vezes à desflorestação.
O segundo motivo é os benefícios para a saúde que a redução de carne e a introdução de mais vegetais traz. Admito que quando comecei a reduzir o meu consumo de carne, há mais ou menos um ano e meio, foi a pensar na minha saúde, mas um benefício traz outro atrás.
Estes são oito aspetos que vocês podem mudar, ou introduzir, no vosso dia a dia. Existem muitos outros, mas estes são aqueles que eu faço e por isso dou-vos o meu exemplo.
Espero que tenham ficado inspirados e com vontade de melhorar aquela que vai continuar a ser a nossa casa por mais alguns anos.
Beijos,
Mariana Silva
Comments